quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A evolução da vida na Terra

História da Terra. Fonte: http://portfoliobiologico3-3.blogspot.com.br/

As origens da vida na Terra surgiram na atmosfera do jovem planeta, há cerca de 3,5 bilhões de anos. A matéria-prima principal para a origem da vida estava presente na Terra. O oxigênio estava presente na forma de água (H2O) e o sol, composto principalmente por Hidrogênio, emitia seus raios intermitantemente. Então, na presença de hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono existentes, tendiam a combinar-se para formar água, amônia (NH3), metano (CH4) e outros gazes constituídos de carbono e hidrogênio. E estes foram os componentes da matéria-prima dos seres vivos. Mais de 95% dos tecidos constituintes dos tecidos de todos os seres vivos são compostos de combinações dos seguintes quatro elementos, existentes na atmosfera primitiva: hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio.

A fim de romper as moléculas dos gases simples da atmosfera e reorganizar as moléculas, havia a necessidade de energia, que era abundante na Terra jovem. Existia calor, vapor de água que emanava dos oceanos primitivos, esfriava na atmosfera, formava nuvens e retornava ao solo na forma de chuva. As tempestades eram carregadas de relâmpagos que forneciam energia elétrica. O sol emitia sob a Terra partículas de luz ultravioleta e os elementos radioativos presentes liberavam energia na atmosfera. Essas condições foram simuladas em laboratório, e os cientistas demonstraram que se produziram moléculas orgânicas, entre elas alguns aminoácidos, que são componentes da formação das proteínas. 

Não se sabe ao certo quando os primeiros seres vivos surgiram, porém os fósseis mais antigos de cerca de 3,5 bilhões de anos já são bastante complexos.

A seguir, indico um vídeo muito interessante exibido pelo programa Cosmos e apresentado na década de 1980 por Carl Sagan. Nesse episódio há uma animação que explica a evolução dos seres vivos na Terra. 



Também aconselho acessar o site Entendendo a Evolução para Professores, uma ferramenta muito rica e esclarecedora. Acesse! 

Fontes: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário